A exposição “Nada se perde tudo se transforma” é um projecto que mais do que um balanço do passado, importa olhar para o presente, podendo constatar que a fotografia é uma forma de registo de imagens que permite somar diversos momentos num só fotograma, algo que jamais conseguiremos fazer com os nossos olhos.
Uma exposição que nos faz revisitar o passado e onde estão reunidas fotografias mais documentais e onde são retratados monumentos e edifícios emblemáticos da cidade. Constituindo assim uma materialização do passado, e que ajuda a formação da identidade de todos os Bracarenses.
O objectivo da exposição consiste em re-fotografar diversos locais da cidade, que foram fotografados nas décadas de 1920-1960 pelo fotógrafo bracarense Arcelino. E que procura retratar as alterações que a nossa cidade foi “sofrendo” ao longo dos tempos, tomando as mesmas perspectivas, e onde as únicas alterações ocorridas foram as transformações urbanas o movimento e os costumes de toda uma cidade.
Contudo procuro estimular o espectador a identificar o sitio e perceber as transformações físicas da cidade. Pois a fotografia representa algo que se encontra presente no espaço e no tempo sendo ela um registo e um documento incontestável de algo que realmente aconteceu.
Isabel Louro
Sem comentários:
Enviar um comentário